Manutenção de um Trator Agrícola


tractor


Fazer uma manutenção adequada dos tratores Agrícolas prolonga a vida dos equipamentos e diminui o números de paragens por avaria dos mesmos. Siga algumas das nossas sugestões e aumente a rentabilidade dos seus equipamentos agrícolas.

Manutenção Agendada

Manutenção agendada

Definir períodos de tempo para fazer a manutenção das alfaias agrícolas, que incluem lubrificações do Chassis, motor, transmissão e mudança de lubrificantes, mudança de filtros.

Especificações

especificações

Deverá ter uma tabela onde descrimina o tipo de fluido para a transmissão, sistemas hidráulicos, travões, para a refrigeração do motor assim como as suas capacidades como o volume de fluidos que as máquinas levam. Pressão dos pneus assim como outros tipos de especificações, que podem ser encontradas nos manuais dos equipamentos.

Identificação Pontos Lubrificação

Localização dos pontos de lubrificação

Deverá ter identificado todos os pontos de lubrificação dos equipamentos, varetas de verificação de fluidos ou os visores correspondentes, assim como ter presente as instruções sobre limpeza de filtros de ar e de combustível.

Ferramentas manutenção

Ferramentas

A manutenção de um trator requer numerosas chaves e ferramentas; Por isso planeie comprar algumas ou pedir emprestado as ferramentas de que precisa.

Guardar os equipamentos em espaços fechados

proteja o trator do tempo

Devido ao facto de que muitos pequenos tratores não possuem cabine para proteger o assento do condutor, painel de instrumentos e os componentes metálicos, é aconcelhável guarda-lo num alpendre ou barracão. Se não conseguir guardar o seu trator numa garagem, mantenha a chuva longe do sistema de escape de fumos e cubra o assento do condutor e o painel de instrumentos.

Verifique os fluidos das máquinas

Verifique os fluidos de forma regular

  • O nível de uso do trator é medido em horas e não em quilómetros o que pode ser enganador quanto ao nível de desgaste das peças, podendo por isso que componentes com fugas causem a rotura de peças caras. Procure no manual da máquina como é que cada fluido é verificado;
    - Verifique o lubrificante do motor;
  • - Verifique o fluido da transmissão;
  • - Verifique o líquido de refrigeração do radiador;
  • - Verifique o lubrificante dos componentes hidráulicos;
  • - Verifique os eletrólitos da bateria.

 

Pressão dos pneus

Verifique o nível de pressão dos pneus

Devido á forma dos pneus, a baixa pressão dos mesmos não é sempre facilmente percetível. Os pneus traseiros de um trator normalmente têm uma pressão entre 12 psi (0,83 bar ) e 20 psi (1,38 bar), os pneus dianteiro podem ir até 32 psi (2,21 bar).
Normalmente os pneus traseiros de um trator numa quinta são cheios com um lastro, especialmente em situação de maior esforço onde é necessária mais tração.

Correias de distribuição

mantenha-se atento a correias de distribuição e tubos

Se o seu trator está equipado com um sistema hidráulico, têm mangueiras ou tubagem sobre alta pressão, a perda de fluido nestes componentes pode resultar em falha dos equipamentos (Neste caso da bomba hidráulica), perda de direção e outros problemas. Se uma correia ou um tubo apresentam danos, desgaste ou rachas, substituas. Se porcas ou anilhas vertem, aperte-as ou substituas as anilhas de borracha.

Pedais dos travões lubrificados

Mantenha os pedais dos travões lubrificados e assegure-se de que estão ajustados da mesma forma

Muitos tratores têm travões mecânicos, operados por um veio de transmissão ao invés de um sistema de fluídos . Estes travões estão localizados no eixo traseiro do trator e trabalham de forma independente, por forma a o trator poder ser manobrado em cantos estreitos ou para inverter o sentido de marcha. Estes pedais trabalham em conjunto para viagens em estrada evitando que um dos pedais seja pressionado independente do outro, fazendo com que o trator rode sobre si mesmo a velocidades mais elevadas.

Indicadores de pressão e temperatura

Mantenha-se atento aos indicadores do tablier, temperatura, pressão do lubrificante e tacômetro

Os indicadores de temperatura devem indicar uma temperatura de funcionamento normal, ou seja inferiores a 220º F ou 104º C.

Se têm um motor a diesel no seu trator, a pressão do lubrificante deve situar-se entre os 40 e 60 PSI (2,76 e 4,14 bar).

Os tacômetros dizem quantas RPM (rotações ou revoluções por minuto) o veio de transmissão do motor roda. Os motores a diesel estão desenhados para operar a RPM mais baixas e um torque mais alto que os motores de gasolina e trazer o motor ás suas rotações máximas não é recomendado.

 

Verificação dos filtros

Verifique os filtros regularmente

Muitos dos sistemas dos tractores estão equipados com filtros para os proteger da terra, água e outras sujidades que podem danificar os equipamentos;

Verifique se os filtros do combustível têm água acumulada. Muitos motores a diesel têm filtros de separação de água á parte, já que o diesel atrai bastante a humidade.

Verifique os filtros de ar regularmente. Os tratores trabalham muitas vezes em lugares com muito pó, e em alguns casos os filtros devem ser limpos diariamente ou semanalmente. Limpe os filtros do ar com um aspirador normal ou com ar comprimido, nunca utilize água. Substitua os filtros de ar quando não possam ser limpos de forma satisfatória ou quando estes se encontram danificados.

 

Verificar o radiador

Verifique o painel do radiador

Os tratores operam em condições onde muitos detritos se podem acumular no radiador; Normalmente têm uma grelha de proteção do radiador para prevenir a passagem de detritos, insetos e pólen que possam entupir o radiador.

Lubrificar o trator

Lubrifique o seu trator

Os tratores têm mais partes moveis do que os carros o que requer mais atenção a estes pontos para estarem devidamente lubrificados. Utilize uma pistola de pressão com cartucho de massa lubrificante para lubrificar muito bem estas zonas, depois de devidamente limpas. Procure pontos que podem necessitar de lubrificação, em componentes de direção, travões, ligações da embraiagem e os pontos de engate de reboques.

Tratores mais antigos necessitam de lubrificantes específicos na caixa de mudanças. Várias vezes o sistema hidráulico do trator e o diferencial trocam lubrificantes, e usando o tipo errado de lubrificante pode provocar danos graves aos equipamentos.

 

Tractor sobrecarregado

Não sobrecarregue de carga o trator

Se usa o seu trator para a agricultura ou para o corte e limpeza de terrenos, deve ter um peso de carga recomendado para o trabalho que realiza.

Tractor Limpo

mantenha o trator limpo

O trator limpo ajuda-o a detetar componentes danificados ou fugas, vendo se lixo ou detritos causam os problemas.

 

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