Manutenção de Equipamentos
Alguns aspetos para a manutenção da sua viatura
Existem pequenos trabalhos de manutenção do motor das viaturas, que realizados periodicamente podem além de prolongar a vida dos equipamentos, possibilitar-lhe alguma poupança ao final do ano.Segue-se alguma informação reunida pela Solmag para a preservação dos equipamentos numa lógica do "Faça você mesmo (a)".
Manter o seu motor
Usar o tipo de lubrificante correto para o seu motor nas quantidades certas irá ajudar a melhorar a sua performance e a prolongar a sua vida. Precisa igualmente de verificar outros aspetos do motor ao longo do tempo, para manter o seu bom funcionamento.
Verificar o lubrificante do motor
Níveis incorretos de lubrificante do motor podem causar sérios danos no motor do seu automóvel, sendo por isso importante verificar os níveis de lubrificante regularmente. Isto é bastante fácil de realizar e só necessita de alguns minutos do seu tempo. Nós recomendamos que mantenha uma garrafa de 1 litro de lubrificante no seu carro para o deitar no motor quando necessário.
Como verificar o seu lubrificante
Primeiro escolha o lubrificante certo para o seu carro verificando as recomendações do construtor, normalmente colocadas no manual da viatura. Como alternativa pode experimentar a nossa ferramenta Shell LubeMatch.
Assegure-se que o seu carro se encontra estacionado ao nível do piso, travado com o travão de mão e o motor desligado. Abra o capô (normalmente existe um manipulo junto aos pedais, no lugar do condutor, que permite abri-lo depois da parte de fora do carro). Evite tocar no motor quente. Aguarde 1 minuto para o lubrificante assentar. | |
Coloque umas luvas e puxe a vareta do lubrificante (irá localizar a vareta saliente no bloco do motor - reconhecível pela argola na ponta normalmente amarela). Limpe-a com um bocado de papel e volte a coloca-la no motor esperando alguns segundos. Remova-a novamente e estude o nível de lubrificante. | |
O nível de lubrificante no motor deve estar algures entre as marcas na vareta, para o mínimo e o máximo, e pode precisar de mais lubrificante, de acordo com a imagem ao lado. As quantidades são valores aproximados e servem simplesmente de referência. | |
Desaperte a tampa no topo do motor, para poder introduzir mais lubrificante Shell Helix, de preferência usando um funil. A escala na garrafa irá indicar a quantidade já introduzida. Repita os passos anteriores 2 e 3 para verificar o novo nível. | |
Coloque a vareta e a tampa do lubrificante de forma a ficar devidamente apertadas. Limpe as marcas dos dedos nestas peças e limpe qualquer lubrificante das suas mãos com uma toalha húmida, colocando todo os desperdícios do trabalho num contentor apropriado. |
Quando tiver verificado que o nível de lubrificante se encontra abaixo da marca para o mínimo, veja quantos quilómetros fez depois da última mudança de lubrificante.
Podem existir problemas com o motor se fez menos de 4 000 km e o nível de lubrificante se encontra baixo. Adicione algum lubrificante ao motor, seguindo as instruções acima, e comece a medir o nível de lubrificante semanalmente, ou contacte o seu mecânico para mais concelhos.
Se verificar que o lubrificante que se encontra por exemplo na vareta, contêm manchas brancas, significa que o líquido de refrigeração do motor se está a misturar com o lubrificante do motor e necessita que tenha o seu carro inspecionado por um mecânico.
Para assistência de quando necessita mudar o lubrificante do seu carro, verifique o nº de quilómetros da última mudança normalmente apontada pelos mecânicos num formulário próprio, deixado em local visível na viatura, onde se indica os quilómetros da última mudança e os quilómetros em que terá de efetuar a próxima mudança do lubrificante, já que diferentes tipos de lubrificantes têm diferentes valores máximos para o nº de quilómetros de vida dos lubrificantes.
Para mais informações sobre o tipo de lubrificante indicado para a sua viatura experimente a ferramenta Shell LubeMatch.
Como verificar o nível de água da bateria do carro (isto só se aplica a baterias não seladas)
Veja a aparência da bateria que tem instalada no seu carro; Deverá estar relativamente limpa, principalmente á volta dos terminais. Poderá ter uma bateria selada para o período de vida dela o que torna este procedimento desnecessário. Se possui uma bateria com várias tampas entre os terminais, tenha cuidado - contêm ácido sulfúrico - e não salpique o liquido interior em si, nem em qualquer parte do carro.
Em primeiro verifique sempre se têm uma bateria selada. Muitas destas baterias têm um hidrómetro que apresenta o estado atual das células da bateria. Se têm um destes tipos de bateria, não existe necessidade de mais na bateria.
A seguir remova os cabos dos terminais negativos e positivos da bateria. (por norma basta rodar a anilha que prende o cabo ao terminal, várias vezes até ela se soltar). Limpe os terminais e a anilha de fixação dos cabos de sujidades e volte a colocá-los no sítio. Utilize uma chave de fendas para levantar as tampas no topo da bateria, e conserve-as á parte.
Agora tente visualizar o nível de líquido de cada célula da bateria. Os fluidos dentro da bateria devem estar ao nível do orifício, a cerca de 2,50 cm do topo. Se eles estão baixos use um funil para encher as células com água destilada. É obrigatório ser água destilada, caso contrário as impurezas da água irão danificar a bateria.
Após cada célula estar cheia até aproximadamente ao orifício de entrada, volte a colocar as tampas, garantindo que estas ficam bem colocadas selando a bateria. Verifique uma semana depois se os níveis de líquido na bateria se reduziram. Se sim, poderá ter um problema como uma rotura na caixa da bateria. Contacte um mecânico para a inspecionar e evitar assim problemas.
- Sumarizando;
Verifique se têm uma bateria selada para o tempo de vida desta. Se sim, para aqui. Qualquer problema com este tipo de baterias poderá passar pela sua substituição em definitivo. - Remova os cabos dos terminais positivo e negativo da bateria, limpe os terminais e volte a ligar os cabos á bateria.
- Use uma chave de fendas para remover as tampas no topo da bateria.
- Verifique o nível de fluidos em relação ao topo da bateria e se necessário adicione água destilada.
- Volta a colocar as tampas corretamente, selando a bateria.